A pele é o maior órgão do corpo humano e manter uma rotina de skincare é essencial, não apenas para proteger, hidratar e nutrir este órgão, mas também para garantir uma aparência mais jovem e saudável.
No entanto, uma das maiores dúvidas que ouvimos é sobre os hábitos diários para cuidados com a pele: quais produtos usar, qual frequência, qual quantidade?
A seguir, vou mostrar algumas dicas que poderão te ajudar a montar uma rotina de skincare personalizada.
Primeiro, conheça o seu tipo de pele
O primeiro passo para elaborar uma rotina de skincare é conhecer o seu tipo de pele, que pode ser normal, seca, oleosa ou mista. Cada tipo de pele tem características específicas, como brilho, poros, textura, sensibilidade e tendência à acne, e requer produtos adequados para equilibrar e melhorar a sua aparência.
Se você, assim como muita gente que conhecemos, não sabe identificar isso, dá uma olhada nos indicativos a seguir, que vão dizer qual é o seu tipo de pele.
Normal
A pele normal é uma das mais raras e tem textura saudável e aveludada, produzindo gordura em quantidade adequada, sem excesso de brilho ou ressecamento. Geralmente, a pele normal apresenta poros pequenos e pouco visíveis.
Pele seca
Pele que tem uma perda excessiva de água, o que causa desidratação, falta de luminosidade, aspereza e descamação. Os poros são pouco visíveis, mas a pele é mais sensível e propensa a rugas e linhas de expressão. É o tipo de pele que precisa de mais hidratação e nutrição.
Pele oleosa
Produz mais sebo do que o normal, o que causa brilho excessivo, poros dilatados, textura irregular e maior propensão a cravos e espinhas. É o tipo de pele mais comum entre os brasileiros, devido ao clima tropical e à miscigenação. É o tipo de pele que precisa de mais limpeza e controle da oleosidade.
Pele mista
Possui características de dois ou mais tipos de pele, geralmente apresentando oleosidade na zona T (testa, nariz e queixo) e ressecamento nas bochechas. Os poros são mais visíveis na zona T, e a pele pode ter manchas e acne nessa região. É o tipo de pele que precisa de cuidados específicos para cada área.
Teste para identificar seu tipo de pele
Para identificar o seu tipo de pele, você pode observar as características que mencionamos acima, ou fazer um teste simples: lave o rosto com um sabonete neutro e espere cerca de uma hora.
Depois, pressione um lenço de papel sobre o rosto e observe se há resíduos de oleosidade. Se o lenço ficar limpo, você tem pele seca. Se ficar oleoso em toda a superfície, você tem pele oleosa. Se ficar oleoso apenas na zona T, você tem pele mista. Se ficar levemente úmido, você tem pele normal.
Se ainda assim houver dúvidas quanto ao seu tipo de pele, procure um(a) médico(a) dermatologista especializado(a) para te auxiliar.
Produtos essenciais para a sua rotina de skincare
Depois de conhecer o seu tipo de pele, você deve escolher os produtos adequados para o seu skincare diário, levando em consideração três pilares essenciais: limpeza, hidratação e proteção.
Sabonete facial para a limpeza da pele
Deve ser usado duas vezes ao dia, de manhã e à noite, com água morna ou fria. O sabonete facial deve ser específico para o seu tipo de pele, respeitando o seu pH e a sua barreira natural.
Para peles secas, prefira sabonetes cremosos ou em óleo, que hidratam e não ressecam a pele.
Para peles oleosas, prefira sabonetes em gel ou espuma, que controlam a oleosidade e não obstruem os poros.
Para peles mistas, prefira sabonetes suaves ou equilibrantes, que limpam sem agredir a pele.
Para peles normais, opte por sabonetes neutros ou hidratantes, que mantém a saúde e a maciez da pele.
Tônico facial para potencializar a limpeza
Um tônico facial servirá para complementar a limpeza e remover as impurezas que o sabonete não conseguiu eliminar, equilibrando o pH da pele, preparando-a para receber os demais produtos de seu skincare.
Deve ser usado após o sabonete facial, com o auxílio de um algodão, sem enxaguar. O tônico facial também deve ser específico para o seu tipo de pele.
Hidratante facial
Este tipo de produto repõe a água e os nutrientes que a pele perde ao longo do dia, mantendo-a macia, firme e saudável.
Deve ser usado duas vezes ao dia, de manhã e à noite, após o tônico facial, com uma massagem suave.
O hidratante facial também deve ser específico para o seu tipo de pele, respeitando a sua necessidade de hidratação.
Protetor solar
Protege a pele dos raios ultravioletas, que causam queimaduras, manchas, rugas e câncer de pele. Deve ser usado todos os dias, mesmo em dias nublados ou chuvosos, pela manhã, após o hidratante facial, e reaplicado a cada duas horas ou sempre que houver exposição ao sol.
O protetor solar deve ter um fator de proteção solar (FPS) de no mínimo 30, adequado para o seu tipo e tom de pele, com uma textura agradável e resistente à água.
Potencializando sua rotina de skincare
Seguindo os três passos básicos, limpeza, hidratação e proteção, sua rotina de skincare terá resultados excelentes ao longo do tempo.
No entanto, você pode potencializar os resultados acrescentando outros produtos e tratamentos, como séruns, esfoliantes, máscaras, cremes anti-idade, preenchedores dérmicos, entre outros, de acordo com as suas necessidades e preferências.
Para isso, você pode contar com um(a) médico(a) dermatologista especializado(a) em laser, estética e cirurgia para analisar suas necessidades e desejos e indicar tratamentos ainda mais eficazes.
Fique à vontade pra falar comigo e vamos juntos melhorar seus cuidados com a pele, deixando-a cada vez mais bonita e saudável.