No momento, você está visualizando O que causa a celulite e como evitar? 

O que causa a celulite e como evitar? 

  • Categoria do post:flacidez

Celulite é o nome popular dado para a lipodistrofia ginoide, que se caracteriza pelo acúmulo de gordura embaixo da pele.  

Ela não é considerada uma doença, mas é uma condição que afeta 95% das mulheres após a puberdade, de todas as etnias, porém, sendo mais comum entre as de pele branca. 

A celulite deixa a pele com um aspecto ondulado, tipo uma “casca de laranja”, sendo mais propensa a aparecer nas áreas onde a gordura está sob a influência do hormônio feminino (estrógeno), como nos quadris, coxas e nádegas. 

No entanto, também pode ser observada nas mamas, parte inferior do abdome, braços e nuca.  

A seguir, explico um pouco mais sobre o que pode causar a celulite e as principais formas de evitar esta condição que incomoda tantas pessoas. 

O que pode causar a celulite? 

Nos últimos anos, com o avanço da dermatologia e devido à maior preocupação com a estética, foram realizados inúmeros estudos a fim de buscar as causas da celulite. 

As observações realizadas apontam para algumas causas mais comuns: 

Genética 

A celulite é parcialmente determinada pela genética, pois ela pode determinar a estrutura e a disposição do tecido adiposo sob a pele, o que pode contribuir para o aparecimento da celulite. 

Portanto, se sua mãe ou avó possuem celulite, é possível que você também desenvolva esta condição. 

Hormônios 

A celulite pode ser causada por alterações hormonais.  

O estrogênio, por exemplo, pode desempenhar um papel importante na formação da celulite. A flutuação dos níveis hormonais durante a puberdade, gravidez e menopausa também podem aumentar a probabilidade de desenvolver a celulite. 

Estilo de vida 

Um estilo de vida sedentário e uma dieta rica em gorduras saturadas e açúcares contribuem bastante para o surgimento da celulite.  

A falta de atividade física faz com que o tecido adiposo se acumule, criando uma aparência irregular na pele. 

Idade 

A celulite pode ser mais evidente com o passar dos anos devido a mudanças na estrutura da pele e do tecido adiposo. À medida que envelhecemos, a pele perde a sua elasticidade e o tecido adiposo se torna mais proeminente, o que torna estas irregularidades mais evidentes. 

Estresse 

O estresse afeta o corpo de várias maneiras, incluindo o acúmulo de gordura, pois pode gerar alterações hormonais e desestimular uma dieta saudável, o que contribui para o aparecimento da celulite. 

Fatores ambientais 

A exposição a toxinas ambientais, como a poluição, pode favorecer a produção de radicais livres, o que danifica a pele e altera a circulação sanguínea, levando ao surgimento de celulite. 

Como evitar a celulite? 

A celulite é uma condição do organismo principalmente das mulheres com diversos fatores envolvidos. Por isso, a melhor forma de evitá-la é adotando hábitos de vida mais saudáveis e tendo um acompanhamento dermatológico especializado. 

Mantenha uma dieta saudável e equilibrada 

Uma dieta saudável e equilibrada é essencial para prevenir a celulite. Tente incluir uma variedade de frutas e legumes em sua dieta, juntamente com proteínas magras, grãos integrais e gorduras saudáveis. Reduza o consumo de alimentos processados, açúcares refinados e gorduras saturadas. 

Hidrate-se 

A hidratação adequada é essencial para manter a pele saudável e prevenir a celulite. Beba bastante água durante todo o dia e evite bebidas açucaradas e alcoólicas, que podem desidratar a pele. 

Faça exercícios físicos regularmente 

O exercício regular pode ajudar a prevenir a celulite, pois queima gordura e fortalece os músculos. Escolha atividades que você goste, como caminhadas, corridas, natação ou ioga, e tente se exercitar pelo menos 30 minutos por dia. 

Use roupas confortáveis e que se encaixem bem 

Usar roupas apertadas ou desconfortáveis pode afetar a circulação sanguínea, o que pode contribuir para o surgimento da celulite. Opte por roupas confortáveis e que se encaixem bem para evitar qualquer pressão desnecessária na pele. 

Evite hábitos prejudiciais 

Fumar e beber álcool em excesso podem danificar a pele e afetar a circulação sanguínea, o que contribui para o desenvolvimento da celulite. Tente limitar ou eliminar esses hábitos prejudiciais. 

Massageie a pele regularmente 

Massagear a pele regularmente pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea e reduzir a aparência da celulite. Use um creme ou óleo de massagem e massageie a área afetada em movimentos circulares por alguns minutos todos os dias.  

Além disso, você pode realizar sessões de procedimentos estéticos regularmente, visando a diminuição da flacidez, de gorduras localizadas e, assim, melhorando sua estética corporal. 

Mantenha um peso saudável 

Manter um peso saudável pode ajudar a prevenir a celulite, pois reduz o acúmulo de gordura no corpo. Tente manter seu peso por meio de uma dieta saudável e exercício físico regular. 

Que tratamentos você pode realizar para tratar a celulite? 

Existem diversos tratamentos que podem ser realizados para diminuir a celulite. Primeiramente, recomendo que a paciente melhore seus hábitos, adotando uma rotina de exercícios, melhorando a dieta e se hidratando. 

Paralelo a isso, temos alguns tratamentos estéticos que podem acelerar os resultados e acabar com a celulite. 

É possível, por exemplo, realizar injeções de bioestimuladores que atuam diretamente na produção de colágeno, deixando a pele menos flácida e mais tonificada. Eles são injetados a cada 30 ou 60 dias, em uma média de três a cinco sessões, dependendo da flacidez da paciente.  

É possível promover a melhora da celulite também por meio do ultrassom micro e macro focado, que através de ondas de calor atua diretamente na gordura e nas camadas profundas e superficiais da derme. Por isso, um dos procedimentos mais procurados e com maior capacidade de diminuir a celulite é o Ultraformer III. 

Esta é uma das tecnologias mais avançadas do mundo para o tratamento da flacidez, melhora do contorno corporal, redução da gordura localizada e para melhor ancoragem muscular. 

A partir da tecnologia de ultrassom micro e macrofocado, ele quebra as células de gordura, além de estimular a produção de colágeno e elastina e tratar a flacidez da pele. 

Outra solução é o uso dos “emptiers”, conhecidos como esvaziadores de gordura. São substâncias que, ao serem aplicadas, reduzem os depósitos de gordura localizada. Uma vez dissolvida, a gordura é eliminada pelo organismo. 

A quantidade de sessões varia de acordo com a sua necessidade.  

Por isso, para ter resultados realmente confiáveis e duradouros, é essencial que você procure uma médica dermatologista especialista em laser, estética e cirurgia. 

Fale comigo, agende sua consulta e me deixe te ajudar a acabar com a celulite, melhorando sua autoestima, bem-estar e qualidade de vida!